quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre o sistema

Que a sociedade tende a impor os nossos pensamentos de certo e errado para um tipo de sistema, ou lavagem cerebral (se preferir), não é novidade. Desde que nascemos estamos subordinados a viver em busca de conquistas; vamos dizer melhor, crescemos mesmo sem perceber procurando ser ponto de referência, o tal do 'motivo de orgulho' e nos acostumamos com isso. Um exemplo básico é a existência de 'ídolos' em nossas vidas, palavra que por sinal lembra mídia, mais especificamente a televisão que é um dos maiores problemas de alienação, vulgo informação.
O problema não é a televisão, ou a questão querer ser motivo de orgulho e sim que nos tornamos uma sociedade quadrada: Todos os lados são iguais! Inclusive o desejo de ser chamado de melhor, não importando muito o motivo ou os meios, o que importa mesmo é o conforto que tal título pode trazer.
Essa cobiça por bem-estar social passou a ser tão grande que transformou-se em um paradoxo, pois passamos a fechar os olhos e mais do que isso, aprendemos a conviver com questões que de longe são inaceitáveis, o que ninguém percebe é que fazendo isso, a busca por 'bem-estar' passa a ser em vão.
A acomodação é cada vez pior, são reclamações e visões de atrocidades diárias que não acabam mais e não é mudando de canal que se resolve. A escola virou comércio, os alimentos são lixo e o pior é que absolutamente qualquer forma de protesto vira banal ou motivo de riso! Deve ser esse o problema, damos risada da probreza, do preconceito, fazemos piada dos nossos conceitos e até o amor estão querendo abolir. Viramos comediantes natos para disfarçar o caos que se mostra cada vez mais incontrolável, adotamos uma política de buteco só para não deixar o cargo vazio. E os jovens então? Acredito que se nos chamarem de babacas ainda é elogio considerando a forma que somos vistos e que nos mostramos. A solução para os problemas tem sido achar um modo de amenizar, esconder, porque abolir dá muito trabalho e ninguém quer se esforçar muito.
Perceber todos esses problemas não é tão complicado, o que acontece é o esperado: É menos trabalhoso continuar seguindo o fluxo do que tentar andar no sentido contrário do um estilo de vida que nos acostumamos. Não é nada fácil quebrar um sistema de décadas. O que não podemos esquecer é que cada vida é um mundo e o direito de escolha ainda está valendo para todas as pessoas. De vez em quando faz bem ir até o dicionário e ler o significado de possilidades. Não aceitar sempre o que nos é oferecido e procurar o que nos agrada é uma possibilidade, pode não ser a mais viável, mas é o melhor começo para fugir desse padrão auto-destrutivo de humanismo atual.

2 comentários:

  1. Primeiramente Oi, tudo bem?
    Então gostaria de lhe parabenizar pelo Blog, eu realmente achei ele muito interessante. Eu tenho um Blog onde posto assuntos similares se tiver interesse dê uma olhada lá depois. aqui segue o endereço: Lillogia.blogspot.com
    E mais uma vez meus parabéns, muito interessante sua visão,
    (seguindo você)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Você sabe se expressar muito bem e trata de temas que dificilmente pessoas de nossa faixa etária conhecem ou pelo menos refletem sobre. Estou cada vez me surpreendendo mais com pessoas dessa nova geração que tem potencial, eu na minha humilde sinceridade achava que estávamos perdidos, mas alguns pequenos pontos de luz surgiram nesse nosso futuro incerto.

    A respeito de seu post ...

    Todo mundo é influenciado pelo que for, todos, sem exceção, em qualquer época, etnia ou religião. A problemática em si é a acomodação. Tudo que vem "mastigado" não é trabalhado ou conhecido no sentido literal da palavra. A superficialidade é um tema muito forte e que rege esse assunto. Tende ao indivíduo dissernir o que é realmente aproveitável e cabe aos espertos saberem se aproveitar e trazer influências de uma forma positiva. Outro ponto de conflito é a aceitação, geralmente pessoas que fogem dessa comodidade são vistos como caretas, sendo ignorados. Fica ai para uma reflexão.

    Parabéns novamente pelo blog.

    ResponderExcluir