quarta-feira, 7 de julho de 2010

A clockwork Orange.

O básico: A clockwork Orange, popularmente conhecido como 'Laranja Mecânica' é um clássico de 1971 dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance de Anthony Burgess (1962).
Os detalhes: Tenho para mim que mesmo sem a maioria dos recursos que temos atualmente, não haverá filme mais fantástico em cada detalhe. Um cenário de deixar qualquer pessoa tonta com tantas luzes, cores, objetos abstratos e exagerados. Uma trilha sonora sublime que conta com Henry Purcell proporcionando um pavor a cada momento de tensão da história e 'singin in the rain' tornando cômica a cena mais cruel do filme. Não entrarei em detalhes sobre o elenco porque sinceramente é impossível prestar atenção em qualquer outra atuação quando temos em vista Malcon McDowell e o seu personagem anti-heroi Alex DeLarge.
A trama: Trata-se de um jovem muito educado fã de música clássica e praticante do que chama de ultraviolência. É lider de uma gang que posteriormente o trai em um dos assaltos que eles praticavam frequentemente, o que causa a prisão de Alex, que é agravada pela morte da vítima do assalto devido a violência. Conclusão: Alex é um assassino!
A prisão de Alex ocorre paralelo a um projeto; o tratamento Ludovico, que é um tipo de terapia que foi criada pelo governo na tentativa de acabar com a criminalidade. Como o tratamento estava em teste, precisaria de voluntários, então Alex sabendo que o tratamento o faria sair depressa da prisão, decide ser voluntário.
Passando o tratamento que o deixa sem capacidade de defender-se, devido a um tipo de lavagem cerebral por conta das drogas e dos filmes exibidos durante os 15 dias de terapia, Alex volta para casa, onde descobre que os seus pais passaram a viver como se ele nunca houvesse existido. Sem lugar para morar, ele começa a andar desnorteado, o que resulta no encontro dele com algumas de suas vítimas que certamente, não o tratam de forma receptiva.
Daqui pra frente, não vale a pena contar os detalhes, porque resultaria no final do filme e não tem a menor graça saber o final da história antes de assisti-la.
A conclusão: O que diferencia a Laranja Mecânica, é como ele mostra de forma explícita o interesse de todas as pessoas em olhar a situação seja ela qual for, apenas para o seu próprio benefício. Isso fica claro no tratamento proposto pelo governo que deixa as pessoas incapazes de agir até mesmo para sua própria defesa e nas atitudes das pessoas ao encontrarem o Alex, lembrando também da falta de estrutura familiar que é mostrada desde o começo do filme. É uma história de quse cinco décadas que não foge nem um pouco da realidade em que vivemos. Os problemas sociais são tratados exatamente com a mesma banalidade e os crimes cometidos por Alex parecem pequenos perto do que assistimos diariamente.

2 comentários:

  1. Caramba, Pê, você tem muito talento pra se expressar. Adorei sua análise sobre "A Clockwork Orange". Parabéns.
    Ganhou um fã. *-*

    Augusto.

    ResponderExcluir